Dexter [Jeff Lindsay]

10 de outubro de 2016

안녕하세요! Nem ia comentar aqui que eu tô "segurando" esse post tem uns dois meses... Pra vocês verem como tá corrido por aqui. Mil tretas envolvendo provas, trabalhos e lágrimas. E minha meta que era passar direto em todas as matérias na faculdade, passou a ser simplesmente não pegar nenhuma DP pro ano que vem.

Enfim, hoje eu vim aqui soltar logo esse post porque depois do fim da série, todo mundo ficou comentando e eu não estava mais me aguentando pra iniciar a leitura e deixar as minhas impressões aqui no blog.

Título Original: Darkly dreaming Dexter
Autor: Jeff Lindsay
Editora: Planeta
Ano: 2008
Gênero: Ficção, literatura norte-americana


DEXTER MORGAN é um educado lobo vestido em pele de ovelha. Ele é atraente e charmoso, mas algo em seu passado fez com que se transformasse numa pessoa diferente. Dexter é um serial killer. Na verdade, é um assassino incomum, que extermina apenas outros assassinos. Ao mesmo tempo, trabalha como perito da polícia de Miami... Em Dexter, a Mão Esquerda de Deus, o livro que deu origem à aclama série de TV, o adorável matador depara-se com um concorrente de estilo semelhante ao seu, encanta-se e incomoda-se com ele, prevê seus passos... A escrita requintada de Jeff Lindsay nos faz mergulhar na mente de um dos personagens mais ambíguos da história da literatura de suspense. Nunca o macabro foi tratado com tanto refinamento e leveza. Dexter Morgan é uma obra-prima.

O que eu achei...
Quero deixar claro que eu ainda não assisti a série, então não vou fazer nenhuma comparação.

Eu tô tão surpresa com o final do livro que eu nem sei direito por onde começo... Acho melhor ir logo deixando pautado aqui que o começo do livro é meio chatinho e eu achei logo a primeira página bem entediante, até que chega uma parte que eu não soube direito o que estava acontecendo. Apesar da confusão, eu acho que é a partir daí que a história fica interessante!

Dexter é um cara na casa dos 30 anos e trabalha para a polícia. O diferencial do livro é que ele tem uns toques de assassino, e o pai adotivo dele já sabia disso quando o Dexter ainda era criança. Por ser policial, o pai dele o ajuda a não sair matando todo mundo, somente as pessoas que merecem, então o Dexter acaba fazendo uma espécie de julgamento, pesquisando um pouco sobre alguém e decidindo se ela deve ou não morrer.

Ele é um personagem que não sente nada, e os únicos que ele demonstra algum tipo de empatia são seu pai e irmã adotivos. Então ele acaba sendo um pouco solitário, sem muitos relacionamentos tanto no pessoal quanto no trabalho. Ele chega a ter alguns "amigos" no trabalho e uma namorada, porém ele deixa bem claro que é só pra poder se passar por um ser humano normal.

No livro, vários assassinatos acontecem e o Dexter acaba duvidando que ele mesmo quem os cometeu, o que me deixou desconfiando dele também. O protagonista trabalha para a polícia, e eu acabei entrando numa "contradição" nessa parte, mas ainda no primeiro livro é possível entender o que se passa na cabeça do Dexter e o porquê de ele ser assim porque, sim, ele comete um assassinato, mas nada relacionado às vítimas principais do livro.

O pessoal do departamento em que ele trabalha pede opinião em alguns assassinatos e o Dexter sempre acerta todos os palpites em relação ao crime. Tanto é que a detetive responsável pelos casos prende um cara e o Dexter interfere dizendo que não faz sentido, que o perfil não bate com o do assassino e blá blá blá. A detetive já começa a ficar de olho no Dexter, porque ele ainda se envolve tanto que acaba tendo até visões de como alguns desses assassinatos aconteceram.

A coisa pega mesmo quando começa acontecer alguns fatos estranhos devido o assassino estar atrás do Dexter. No começo não fica muito claro o que o assassino quer e/ou se ele possui alguma ligação com o Dexter, mas no final do livro quando tudo é revelado a gente acaba entendendo como as coisas aconteceram, o assassino se revela e conta porque esteve atrás do Dexter.

Esse é apenas o primeiro livro de uma série, então minha nota é 4,0 porque eu não o achei tão surpreendente quanto achei que fosse. Apesar disso, é um livro bem legal, só que as pessoas ao meu redor sempre falavam bem da história que eu realmente esperava mais. Não atendeu à todas as minhas expectativas, porém superou algumas. Super recomendo pra quem gosta de umas surpresas no final de uma leitura. Vou esperar mais um pouquinho pra assistir a série só depois de terminar todos os livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

topo ▲